Seguidores

728x90_zanox_Oferta da Semana

domingo, 16 de outubro de 2011

Aumento de procura por corrida de rua leva professores de volta às aulas


Marcelo Moraes monta curso de especialização em corrida que pretende preparar treinadores tendo em vista o aumento de interesse pelo esporte

Profissionalizar o atendimento aos brasileiros cada vez mais interessados em corrida de rua. Esta meta influenciou o planejamento do curso de pós-graudação em corrida, que será lançado em Curitiba, no Paraná, até o início do ano que vem. O curso tem como proposta não apenas informar profissionais de educação física sobre a história da corrida e seu desenvolvimento quanto esporte, como, também, abordar apsectos biomecânicos e fisiológicos da modalidade.
Corrida de rua Curso Biomecânica (Foto: Divulgação)A corrida de rua abordada em todos os seus aspectos para futuros treinadores  (Foto: Divulgação)
Marcelo Moraes, professor de Edução Física, com mestrado e doutorado na área, e, também, corredor, foi o idealizador do curso. Isto ao perceber o aumento de demanda no mercado e a quantidade de profissionais despreparados para lidar com o treino de corrida. Associou-se com a Atcc - Associação dos Técnicos de Corrida de Curitiba – e o projeto está prestes a virar realidade.
- O programa é feito para pessoas de educação física que procuram formação mais especializada em corrida de rua. Como a gente percebe aumento da procura e nem todos os professores, durante o curso de educação física, tiveram contato mais forte com esse esporte ou mesmo vivência como atleta, esse curso vem para aprimorá-los – diz Vítor Bertolli, apoiador da Atcc e técnico da Assessoria V8.
Corrida de Rua Curso aula (Foto: Arquivo Pessoal)Marcelo Moraes em sala de aula: investimento na
preparação de professores  (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo pesquisa da Sport+Markt divulgada recentemente, corrida, caminhada e atletismo são, unidos na mesma categoria, a segunda modalidade esportiva mais procurada pelos brasileiros, atrás apenas do futebol. Entre as mulheres, eles passam para a primeira posição. A corrida é um esporte simples, sendo as primeiras passadas muito acessíveis a todos. Mas, quando se intensificam os treinos, a presença de um professor especializado mostra-se essencial.
- Corrida dá resultado muito rápido e correndo sistematicamente é possível baixar muito seu tempo. E, aí, a gente passou a ver pessoas com muita lesão por falta de orientação específica. Correr por conta própria e na academia não são suficientes – defende Marcelo Moraes.
Vítor exemplifica voltando ao passado, quatro décadas atrás, quando só os amadores com aptidão física continuavam. Atualmente, a ideia é que todos pratiquem e isso exige muitos cuidados.
- Não interessa se você é baixinho, magrelo, gordinho, todos podem praticar e, aí, precisa de profissional de educação física mais qualificado. Já que, por exemplo, para dar treino a uma pessoa de 90 quilos, você tem que evitar que ela lesione o joelho. Diferente, no caso, de dar treino a pessoa com biótipo de corredor – desenvolve Vítor Bertolli.
Corrida de Rua Curso (Foto: Arquivo Pessoal)Professor e corredor, Marcelo unirá no curso prática
e teoria (Foto: Arquivo Pessoal)
- Muitos acham que para correr dez quilômetros, provas mais frequentadas por amadores, é só treinar na esteira 40 a 50 minutos e já estarão preparados. Iniciar assim é possível, mas para manter a pessoa treinada isso não é suficiente - alega Marcelo.
O curso terá aulas práticas, quando os alunos poderão acompanhar o dia a dia dos treinos de atletas amadores e, também, eventos de corrida.

Então, atleta amador, seja quem for o professor da sua preferência, evite treinos constantes sem orientação de um profissional. E boas corridas
Noticia retirada do site: www.globoesporte.globo.com

2 comentários:

  1. Que idéia bacana!!!

    Espero que este curso de certo e se espalhe para outras regiões do país...

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fábio
    Seria uma ótima que estes curso se espalhasse pelo Brasil.
    Falta ainda bons curso na área de atletismo e do os cursos ligados ao esporte.

    ResponderExcluir

JPG Passagens 728x90 I

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...